Lesão do manguito rotador

O manguito rotador é o grupo de músculos (subescapular, supra-espinhoso, infra-espinhoso e redondo menor) que cobre a cabeça do úmero e tem grande importância na estabilização, na força e para certos movimentos do ombro. Sua lesão leva a dor no ombro e diminuição de força para elevar e rodar externamente o braço, além de causar dor a certos movimentos tais como ao abrir o braço e colocar o braço para trás. As lesões degenerativas e traumáticas que afetam o manguito rotador estão entre as mais freqüentes causas de dor no ombro.

As lesões parciais são mais, comumente, relacionadas ao esporte e trauma; ocorrem também em pacientes mais jovens, mas isto não significa que um paciente jovem não possa ter uma lesão completa destes músculos, ou que, um paciente mais velho não possa ter uma lesão parcial.

As lesões completas estão mais relacionadas a um processo degenerativo, uma evolução não satisfatória de uma síndrome de impacto do ombro ou trauma. Estes se queixam de dor no ombro acometido, podendo ainda se queixar de uma dor irradiada para o braço e não incomum, a piora noturna. De uma maneira geral, há uma diminuição de força e piora da sintomatologia a certos movimentos, especialmente abrir o braço lateralmente.

As lesões do manguito rotador podem ocorrer devido a degeneração ligamentar, traumatismo, uso excessivo da articulação (atividades realizadas com as mãos acima da cabeça), ou problemas vasculares.

O tratamento é feito através de repouso na fase incial, utilização de anti-inflamatórios não esteroidais e fisioterapia. A fisioterapia visa, nesse quadro clínico, a diminuição da inflamação e da dor, a normalização ou o aumento da amplitude de movimento, da força muscular e da elasticidade e o retorno desse indivíduo a prática das atividades de vida diária.